Capa_Circulos_PEQ.jpg

O Programa

Há mais de 15 anos os Círculos de Leitura levam às escolas públicas os clássicos da literatura mundial. Preparamos estudantes líderes (multiplicadores) para conduzir grupos em suas escolas e ler e discutir os clássicos da literatura mundial – de Homero e Platão a Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Descobrimos adolescentes de grande potencial capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos.

Este vídeo foi produzido pela jabuticaba produções durante a pandemia do novo coronavírus.

todos os participantes gravaram os depoimentos de suas casas, com seus próprios celulares.

Nas últimas duas décadas, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial tem desenvolvido o Programa Círculos de Leitura em parceria com as escolas públicas do Brasil, para dar aos jovens um novo significado nas palavras impressas no enriquecimento do aprendizado.

Nesse programa pioneiro, adolescentes talentosos viram protagonistas na liderança de pequenos grupos de estudantes na leitura e discussão de clássicos da literatura mundial: Homero, Shakespeare, Tolstoy, Dostoevsky e escritores brasileiros como Machado de Assis e Clarisse Lispector.

Esses Circulos, dirigidos pela psicóloga Catalina Pagés, cultivam a atmosfera de confiança e respeito mútuo entres os estudantes. Alguns falam mais, outros menos, mas todos participam do diálogo. Nessas trocas, a capacidade de escutar é tão importante quando a de falar. Cada participante é especial com sua própria contribuição. Eles escrevem cartas para os Circulos sobre suas próprias descobertas e os textos que eles produzem mostram o que eles entenderam e alcançaram.

Cooperação é uma habilidade e um método de vida que deve ser aprendido. Isso demanda atenção e capacidade de diálogo. Dois séculos atrás Adam Smith, autor de A Riqueza das Nações, argumentou que as nações crescem quando o homem aprende a trabalhar em conjunto, abrindo um caminho para justiça e prosperidade. Nós buscamos por avanços nos Circulos de Leitura.

Precisamos do seu apoio para expandir o programa, que já impacta a vida dos jovens em São Paulo e no Ceará

    Indicadores- 2019

173

Escola Participantes

203

Profissionais de Educação

Capacitados

2860

Alunos Multiplicadores Formados

32.379

Alunos 

Participantes

Casinha: Um espaço para o encontro dos jovens com a leitura, a reflexão e o diálogo

A Casa Sede dos Círculos de Leitura tem se revelado como um espaço propício à leitura e ao debate e se consolidou como um espaço para disseminação do conhecimento em São Paulo, ampliando o acesso do jovem de baixa renda a recursos culturais, sistematizando e difundindo novas estratégias e recursos educacionais para o aprendizado.

Livro: 
Círculos de Leitura -
a arte do encontro

Em 2018, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial celebrou o sucesso do Programa Círculos de Leitura com a publicação do livro “Círculos de Leitura – A Arte do Encontro”, uma obra que relata a história de quase duas décadas de desafios, muito trabalho e resultados transformadores na vida de milhares de jovens.

Organizado por Catalina Pagés e Maria Aparecida Lamas, respectivamente fundadora e coordenadora pedagógica do Programa Círculos de Leitura, o livro conta uma história, que já atravessou as fronteiras de São Paulo e criou profundas raízes em outros Estados brasileiros, como o Ceará.

O livro conta com o prefácio do Embaixador Rubens Ricupero, Presidente emérito do Instituto Fernand Braudel, e, entre outros, os depoimentos de Cláudia Costin, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro e Diretora do CEIPE/FGV EBAPE, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do ex-Secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda e da Gerente de Educação da Fundação Itaú Social Patrícia Guedes. Além de vários depoimentos emocionantes de professores, diretores e alunos que participam ou já passaram pelo Programa. A obra é complementada por cartas dos participantes, que foram trocadas ao longo dos 18 anos de existência do Programa sobre as principais obras do repertório.

SE INSCREVA PARA RECEBER
NOSSAS PUBLICAÇÕES
O SITE
SIGA NOSSAS REDES