


CÍRCULOS DE LEITURA
Programa

O Programa
Desde o ano 2000, o Programa Círculos de Leitura do Instituto Braudel, em parceria com as
redes públicas onde atua, promove o desenvolvimento integral dos alunos através da leitura e
da escrita com jovens do Ensino Fundamental II e Médio. A discussão de grandes obras da
literatura brasileira e mundial, em grupo e em voz alta, estimula o desenvolvimento de
diversas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como empatia,
cooperação, argumentação, comunicação e autoconhecimento, ampliando o repertório
cultural dos jovens.
O Programa incentiva o protagonismo juvenil, pois são os jovens multiplicadores formados
na metodologia dos Círculos de Leitura que conduzem os grupos em suas escolas. Estes
alunos formam novos multiplicadores entre seus pares, assegurando a continuidade do
Programa nas escolas.
A metodologia
De acordo com Richard Sennett, a cooperação habilidosa é como um ofício que precisa ser aprendido e
que tem seu fundamento no exercício de uma escuta atenta e na capacidade de dialogar. A metodologia
dos Círculos de Leitura, desenvolvida pela psicanalista e filósofa Catalina Pagés, promove uma atmosfera propícia onde, ao fazer juntos, os jovens criam confiança, respeito mútuo e passam a se conhecer através
das ideias do grupo.
Sentados em círculos, cada participante lê um trecho da obra em voz alta. Nesse ambiente as muitas
vozes, a sonoridade, a musicalidade das palavras despertam o saber do corpo, deixando aflorar os
sentimentos - alicerce da mente. No decorrer da leitura são realizadas algumas pausas para reflexão, momentos em que se estabelece uma relação entre as ideias contidas nas obras e a realidade dos
participantes - suas inquietações e expectativas. O multiplicador destaca alguns trechos importantes da
obra e no transcorrer dos encontros, os participantes ganham autonomia e confiança para exporem
suas ideias.
A leitura e reflexão em grupo oferecem um espaço para que os jovens compartilhem experiências e
ampliem seu universo de conhecimento para agirem no mundo. O princípio da metodologia é muito
simples: lemos para recuperar aquele saber que nos deixa sonhar.
Precisamos do seu apoio para expandir o programa, que já impacta a vida dos jovens em São Paulo e no Ceará
Indicadores- 2019

173
Escola Participantes

2860
Alunos Multiplicadores Formados

32.379
Alunos
Participantes

A Casinha
Um espaço para o encontro dos jovens com a leitura, a reflexão e o diálogo
A Casa Sede dos Círculos de Leitura, carinhosamente chamada de Casinha, é um espaço propício à leitura e ao debate e se consolidou como centro de formação continuada dos jovens multiplicadores do Programa Círculos de Leitura em São Paulo.
A Casinha é um espaço de convivência intimista, onde os jovens são recebidos com um café da manhã recheado de conversas e poesias e tem a oportunidade de conhecer artistas, amigos e pessoas que se conectam com o projeto. Na Casinha, não temos pressa. A conversa toma conta do espaço e os temas vão surgindo de forma espontânea, direcionando as leituras.
Convidamos os alunos para trabalhos intensivos com leituras ambiciosas, como “O Banquete” de Platão, “Os irmãos Karamázov” de Dostoiévski e as principais tragédias de William Shakespeare. Além disso, oferecemos uma programação cultural que inclui saraus, idas ao teatro e a museus, ampliando ainda mais o repertório dos alunos.
Livro "Círculos de Leitura"-
A arte do encontro

Em 2018, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial celebrou o sucesso do Programa Círculos de Leitura com a publicação do livro “Círculos de Leitura – A Arte do Encontro”, uma obra que relata a história de quase duas décadas de desafios, muito trabalho e resultados transformadores na vida de milhares de jovens.
O livro conta com o prefácio do Embaixador Rubens Ricupero, Presidente emérito do Instituto Fernand Braudel, e com depoimentos de Cláudia Costin, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro e Diretora do CEIPE/FGV EBAPE, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do ex-Secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda e da Gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Guedes. O livro também reúne depoimentos emocionantes de professores, diretores e alunos que participam ou já passaram pelo Programa. A obra é complementada por cartas dos participantes, que foram trocadas ao longo dos 18 anos de existência do Programa sobre as principais obras do repertório.