Capa_Circulos_PEQ.jpg

CÍRCULOS DE LEITURA

Programa

Confira o resultado do 

O Programa

Há vinte anos, o Programa Círculos de Leitura promove leitura e reflexão de obras clássicas e contemporâneas nas escolas públicas e espaços comunitários diversos. Trabalhamos com obras literárias que abordam temas da natureza humana, com os quais os jovens podem se identificar, ampliando seu repertório cultural e relacionando suas experiências com as histórias que atravessam os tempos. Amor, liberdade, ciúmes, solidão, família, trabalho são alguns dos temas comuns entre as obras lidas e a vida dos alunos.

Os Círculos de Leitura se apresentam como um parceiro das escolas públicas na tarefa de desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, estimulando o gosto pela leitura e o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita. Além disso, apoiamos a escola na implementação das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial repertório cultural, empatia e cooperação, argumentação, comunicação e autoconhecimento.

 

O programa incentiva o protagonismo juvenil, pois são os jovens multiplicadores formados na metodologia dos Círculos de Leitura que conduzem os grupos de leitura em suas escolas. Estes alunos também auxiliam na formação de novos multiplicadores, mantendo a sustentabilidade do programa nas escolas.

A metodologia

De acordo com Richard Sennett, a cooperação habilidosa é como um ofício que precisa ser aprendido e que tem seu fundamento no exercício de uma escuta atenta e na capacidade de dialogar. A metodologia dos Círculos de Leitura, desenvolvida pela psicanalista e filósofa Catalina Pagés, promove uma atmosfera propícia onde, ao fazer juntos, os jovens criam confiança, respeito mútuo e passam a se conhecer através das ideias do grupo.

 

Sentados em círculos, cada participante lê um trecho da obra em voz alta. Nesse ambiente as muitas vozes, a sonoridade, a musicalidade das palavras despertam o saber do corpo, deixando aflorar os sentimentos - alicerce da mente. No decorrer da leitura são realizadas algumas pausas para reflexão, momentos em que se estabelece uma relação entre as ideias contidas nas obras e a realidade dos participantes - suas inquietações e expectativas. O multiplicador destaca alguns trechos importantes da obra e no transcorrer dos encontros, os participantes ganham autonomia e confiança para exporem suas ideias.

 

 A leitura e reflexão em grupo oferecem um espaço para que os jovens compartilhem experiências e ampliem seu universo de conhecimento para agirem no mundo. O princípio da metodologia é muito simples: lemos para recuperar aquele saber que nos deixa sonhar.

Precisamos do seu apoio para expandir o programa, que já impacta a vida dos jovens em São Paulo e no Ceará

    Indicadores- 2019

Icone_Escola.png

173

Escola Participantes

Icone_Encontros_Lendo.png

2860

Alunos Multiplicadores Formados

Icone_Encontros.png

32.379

Alunos 

Participantes

A Casinha 


Um espaço para o encontro dos jovens com a leitura, a reflexão e o diálogo

A Casa Sede dos Círculos de Leitura, carinhosamente chamada de Casinha, é um espaço propício à leitura e ao debate e se consolidou como centro de formação continuada dos jovens multiplicadores do Programa Círculos de Leitura em São Paulo. 

A Casinha é um espaço de convivência intimista, onde os jovens são recebidos com um café da manhã recheado de conversas e poesias e tem a oportunidade de conhecer artistas, amigos e pessoas que se conectam com o projeto. Na Casinha, não temos pressa. A conversa toma conta do espaço e os temas vão surgindo de forma espontânea, direcionando as leituras.

Convidamos os alunos para trabalhos intensivos com leituras ambiciosas, como “O Banquete” de Platão, “Os irmãos Karamázov” de Dostoiévski e as principais tragédias de William Shakespeare. Além disso, oferecemos uma programação cultural que inclui saraus, idas ao teatro e a museus, ampliando ainda mais o repertório dos alunos.

Livro "Círculos de Leitura"-
A arte do encontro

livro_circulos_capa.png

Em 2018, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial celebrou o sucesso do Programa Círculos de Leitura com a publicação do livro “Círculos de Leitura – A Arte do Encontro”, uma obra que relata a história de quase duas décadas de desafios, muito trabalho e resultados transformadores na vida de milhares de jovens.

 

​O livro conta com o prefácio do Embaixador Rubens Ricupero, Presidente emérito do Instituto Fernand Braudel, e com depoimentos de Cláudia Costin, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro e Diretora do CEIPE/FGV EBAPE, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do ex-Secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda e da Gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Guedes. O livro também reúne depoimentos emocionantes de professores, diretores e alunos que participam ou já passaram pelo Programa. A obra é complementada por cartas dos participantes, que foram trocadas ao longo dos 18 anos de existência do Programa sobre as principais obras do repertório.

Clique aqui para ler o livro