Este vídeo foi produzido pela jabuticaba produções durante a pandemia do novo coronavírus.

todos os participantes gravaram os depoimentos de suas casas, com seus próprios celulares.

O Programa

 

Há mais de 15 anos os Círculos de Leitura levam às escolas públicas os clássicos da literatura mundial. Preparamos estudantes líderes (multiplicadores) para conduzir grupos em suas escolas e ler e discutir os clássicos da literatura mundial – de Homero e Platão a Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Descobrimos adolescentes de grande potencial capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos.

Precisamos do seu apoio para expandir o programa, que já impacta a vida dos jovens em São Paulo e no Ceará

Indicadores

815

Alunos Multiplicadores Formados

149

Escola Participantes

203

Profissionais de Educação

Capacitados

22.000

Alunos 

Participantes

Casinha: Um espaço para o encontro dos jovens com a leitura, a reflexão e o diálogo

A Casa Sede dos Círculos de Leitura tem se revelado como um espaço propício à leitura e ao debate e se consolidou como um espaço para disseminação do conhecimento em São Paulo, ampliando o acesso do jovem de baixa renda a recursos culturais, sistematizando e difundindo novas estratégias e recursos educacionais para o aprendizado.

Livro: Círculos de Leitura - a arte do encontro

Em 2018, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial celebrou o sucesso do Programa Círculos de Leitura com a publicação do livro “Círculos de Leitura – A Arte do Encontro”, uma obra que relata a história de quase duas décadas de desafios, muito trabalho e resultados transformadores na vida de milhares de jovens.

Organizado por Catalina Pagés e Maria Aparecida Lamas, respectivamente fundadora e coordenadora pedagógica do Programa Círculos de Leitura, o livro conta uma história, que já atravessou as fronteiras de São Paulo e criou profundas raízes em outros Estados brasileiros, como o Ceará.

O livro conta com o prefácio do Embaixador Rubens Ricupero, Presidente emérito do Instituto Fernand Braudel, e, entre outros, os depoimentos de Cláudia Costin, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro e Diretora do CEIPE/FGV EBAPE, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do ex-Secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda e da Gerente de Educação da Fundação Itaú Social Patrícia Guedes. Além de vários depoimentos emocionantes de professores, diretores e alunos que participam ou já passaram pelo Programa. A obra é complementada por cartas dos participantes, que foram trocadas ao longo dos 18 anos de existência do Programa sobre as principais obras do repertório.

O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER