O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

CÍRCULOS

DE LEITURA

Entre em contato e descubra como doar via lei de incentivo fiscal

ifbe@braudel.org.br(11) 3824-9633

Programa Círculos de Leitura

Há mais de 15 anos os Círculos de Leitura levam às escolas públicas os clássicos da literatura mundial.

O Programa

Conhecemos em profundidade as escolas públicas de diversas regiões com o desenvolvimento desde 2000 do Programa Círculos de Leitura. Preparamos estudantes líderes (multiplicadores) para conduzir grupos em suas escolas e ler e discutir os clássicos da literatura mundial – de Homero e Platão a Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Descobrimos adolescentes de grande potencial capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos.

Conheça o Programa Círculos de Leitura através do nosso documentário.

Na Biblioteca Círculos de Leitura, acesse os conteúdos de

domínio público.

Assista aos depoimentos de

pessoas que se identificam

com a nossa causa.

manoel.jpg
aline.jpg

Manuel Vieira - o mais novo de onze filhos, nascido na zona rural do município de Granja (CE), mudando para Camuci com 13 anos de idade para a estudar na escola profissionalizante, tornando-se multiplicador dos Círculos de Leitura. Agora estuda medicina na Universidade Federal do Ceará.

keila.jpg

Keila - ex-aluna e multiplicadora dos círculos de leitura em São Bernado do Campo (SP). Formou-se em jornalismo e foi para a China para trabalhar na agência de notícias Xinhua. Após, cursou mestrado em economia na Fudan University, em Xanga.

gabriel.jpg

Gabriel Souza Basilio é multiplicador desde o ensino médio nos Círculos de Leitura em São Miguel Paulista (SP) até hoje, agora como estagiário no Instituto Fernand Braudel. Estuda Rádio, TV e Internet na Universidade Cruzeiro do Sul

Depoimentos

Aline - nascida na zona rural de Iguatu (CE). Tornou multiplicadora dos Círculos de Leitura aos 14 anos, mudando depois para formar-se em direito pela PUC-SP.

Precisamos do seu apoio para expandir o programa, que já impacta a vida dos jovens em São Paulo e no Ceará

Indicadores

149

Escola Participantes

203

Profissionais de Educação

Capacitados

815

Alunos Multiplicadores Formados

22.000

Alunos 

Participantes

Casinha: Um espaço para o encontro dos jovens com a leitura, a reflexão e o diálogo

A Casa Sede dos Círculos de Leitura tem se revelado como um espaço propício à leitura e ao debate e se consolidou como um espaço para disseminação do conhecimento em São Paulo, ampliando o acesso do jovem de baixa renda a recursos culturais, sistematizando e difundindo novas estratégias e recursos educacionais para o aprendizado.

Livro: Círculos de Leitura - a arte do encontro

Em 2018, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial celebrou o sucesso do Programa Círculos de Leitura com a publicação do livro “Círculos de Leitura – A Arte do Encontro”, uma obra que relata a história de quase duas décadas de desafios, muito trabalho e resultados transformadores na vida de milhares de jovens.

Organizado por Catalina Pagés e Maria Aparecida Lamas, respectivamente fundadora e coordenadora pedagógica do Programa Círculos de Leitura, o livro conta uma história, que já atravessou as fronteiras de São Paulo e criou profundas raízes em outros Estados brasileiros, como o Ceará.

O livro conta com o prefácio do Embaixador Rubens Ricupero, Presidente emérito do Instituto Fernand Braudel, e, entre outros, os depoimentos de Cláudia Costin, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro e Diretora do CEIPE/FGV EBAPE, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do ex-Secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda e da Gerente de Educação da Fundação Itaú Social Patrícia Guedes. Além de vários depoimentos emocionantes de professores, diretores e alunos que participam ou já passaram pelo Programa. A obra é complementada por cartas dos participantes, que foram trocadas ao longo dos 18 anos de existência do Programa sobre as principais obras do repertório.