O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

CÍRCULOS

DE LEITURA

Programa Círculos de Leitura

Há mais de 15 anos os Círculos de Leitura levam às escolas públicas os clássicos da literatura mundial.

O Programa

Conhecemos em profundidade as escolas públicas de diversas regiões com o desenvolvimento desde 2000 do Programa Círculos de Leitura. Preparamos estudantes líderes (multiplicadores) para conduzir grupos em suas escolas e ler e discutir os clássicos da literatura mundial – de Homero e Platão a Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Descobrimos adolescentes de grande potencial capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos.

Conheça o Programa Círculos de Leitura através do nosso documentário.

Na Biblioteca Círculos de Leitura, acesse os conteúdos de

domínio público.

Assista aos depoimentos de

pessoas que se identificam

com a nossa causa.

aline.jpg
keila.jpg

Keila - ex-aluna e multiplicadora dos círculos de leitura em São Bernado do Campo (SP). Formou-se em jornalismo e foi para a China para trabalhar na agência de notícias Xinhua. Após, cursou mestrado em economia na Fudan University, em Xanga.

Gabriel Souza Basilio é multiplicador desde o ensino médio nos Círculos de Leitura em São Miguel Paulista (SP) até hoje, agora como estagiário no Instituto Fernand Braudel. Estuda Rádio, TV e Internet na Universidade Cruzeiro do Sul

manoel.jpg

Manuel Vieira - o mais novo de onze filhos, nascido na zona rural do município de Granja (CE), mudando para Camuci com 13 anos de idade para a estudar na escola profissionalizante, tornando-se multiplicador dos Círculos de Leitura. Agora estuda medicina na Universidade Federal do Ceará.

Depoimentos

Aline - nascida na zona rural de Iguatu (CE). Tornou multiplicadora dos Círculos de Leitura aos 14 anos, mudando depois para formar-se em direito pela PUC-SP.

Precisamos do seu apoio para expandir o programa, que já impacta a vida dos jovens em São Paulo e no Ceará

Indicadores

149

Escola Participantes

203

Profissionais de Educação

Capacitados

815

Alunos Multiplicadores Formados

22.000

Alunos 

Participantes

Casinha: Um espaço para o encontro dos jovens com a leitura, a reflexão e o diálogo

A Casa Sede dos Círculos de Leitura tem se revelado como um espaço propício à leitura e ao debate e se consolidou como um espaço para disseminação do conhecimento em São Paulo, ampliando o acesso do jovem de baixa renda a recursos culturais, sistematizando e difundindo novas estratégias e recursos educacionais para o aprendizado.

Livro: Círculos de Leitura - a arte do encontro

Em 2018, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial celebrou o sucesso do Programa Círculos de Leitura com a publicação do livro “Círculos de Leitura – A Arte do Encontro”, uma obra que relata a história de quase duas décadas de desafios, muito trabalho e resultados transformadores na vida de milhares de jovens.

Organizado por Catalina Pagés e Maria Aparecida Lamas, respectivamente fundadora e coordenadora pedagógica do Programa Círculos de Leitura, o livro conta uma história, que já atravessou as fronteiras de São Paulo e criou profundas raízes em outros Estados brasileiros, como o Ceará.

O livro conta com o prefácio do Embaixador Rubens Ricupero, Presidente emérito do Instituto Fernand Braudel, e, entre outros, os depoimentos de Cláudia Costin, ex-Secretária de Educação do Rio de Janeiro e Diretora do CEIPE/FGV EBAPE, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do ex-Secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda e da Gerente de Educação da Fundação Itaú Social Patrícia Guedes. Além de vários depoimentos emocionantes de professores, diretores e alunos que participam ou já passaram pelo Programa. A obra é complementada por cartas dos participantes, que foram trocadas ao longo dos 18 anos de existência do Programa sobre as principais obras do repertório.