O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

DOAR

10,00.JPG
30,00.JPG
50,00.jpg
0,00.JPG

TRANSFORME VIDAS

Com apenas R$ 10,00 você 

adota um aluno e transforma vidas de jovens

Nas últimas duas décadas, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial tem desenvolvido o Programa Círculos de Leitura em parceria com as escolas públicas do Brasil, para dar aos jovens um novo significado nas palavras impressas no enriquecimento do aprendizado.

Nesse programa pioneiro, adolescentes talentosos viram protagonistas na liderança de pequenos grupos de estudantes na leitura e discussão de clássicos da literatura mundial: Homero, Shakespeare, Tolstoy, Dostoevsky e escritores brasileiros como Machado de Assis e Clarisse Lispector.

Esses Circulos, dirigidos pela psicóloga Catalina Pagés, cultivam a atmosfera de confiança e respeito mútuo entres os estudantes. Alguns falam mais, outros menos, mas todos participam do diálogo. Nessas trocas, a capacidade de escutar é tão importante quando a de falar. Cada participante é especial com sua própria contribuição. Eles escrevem cartas para os Circulos sobre suas próprias descobertas e os textos que eles produzem mostram o que eles entenderam e alcançaram.

Cooperação é uma habilidade e um método de vida que deve ser aprendido. Isso demanda atenção e capacidade de diálogo. Dois séculos atrás Adam Smith, autor de A Riqueza das Nações, argumentou que as nações crescem quando o homem aprende a trabalhar em conjunto, abrindo um caminho para justiça e prosperidade. Nós buscamos por avanços nos Circulos de Leitura.