O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

o instituto

O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial é um think tank fundado em 1987 com a missão de buscar formas de superar os problemas institucionais que inibem o desenvolvimento no Brasil. Sua atuação se dá por meio de pesquisas, seminários e ações sociais. Com nosso nome, homenageamos Fernand Braudel (1902-1985), grande historiador francês e um dos fundadores da Universidade de São Paulo; seu trabalho celebra o poder do mercado como força no desenvolvimento humano.

Realizamos pesquisas e debates públicos sobre gestão e políticas públicas, crises financeiras, comércio, energia e instituições democráticas. Desenvolvemos ações que contribuem para o avanço da sociedade em: educação, saúde, segurança pública, na formação de consensos sobre responsabilidade fiscal e estabilidade monetária e na focalização das prioridades nos investimentos em infraestrutura. Nossas pesquisas concentram-se na publicação do Braudel Papers, jornal de pesquisa e opinião editado em português, inglês e espanhol. A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) generosamente se associa à nossa missão.

Nossos desafios
Vivemos um momento crítico em nossa democracia com o acirramento das divisões sociais e uma preocupante falta de conteúdo para a superação dos desafios nacionais. Além disso, observa-se um quadro de estagnação dos investimentos, essenciais ao desenvolvimento do Brasil, evidenciando uma incapacidade de geração de riqueza com redução das desigualdades sociais.

Precisamos urgentemente avançar na coerência de nossas instituições e mobilizar a sociedade para formular visões de futuro. O Brasil precisa formar lideranças e produzir respostas.

Missão
Buscar formas de superar os problemas institucionais que inibem o desenvolvimento na América Latina. Conduzir pesquisas, debates públicos e ações sociais que estimulam a criatividade e liderança.