O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

O que

fazemos

Seminários e Conferências

A característica distintiva de nossos seminários é a abordagem de temas pouco debatidos no país ou a exploração de questões por meio de enfoques alternativos, produzindo discussões singulares. O objetivo de todos os seminários é produzir um chamado para a ação: o que a sociedade brasileira e seus representantes precisam fazer para superar os desafios do tema em questão.

Nossos seminários são transmitidos ao vivo pelo YouTube e, após sua realização, são produzidos vídeos, infográficos e relatórios-síntese para as mídias sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram/IGTV) e mídias de massa.

Braudel Papers

Braudel Papers

A característica distintiva dos Braudel Papers é a produção de análises completas, detalhadas e em profundidade sobre os objetos estudados. A escolha dos temas privilegia aqueles pouco debatidos no País ou os que demandam análises alternativas, com enfoques diferenciados: sempre produzimos pesquisas singulares.

O propósito dos papers é ser fonte de conteúdo para o debate social e para a formulação de políticas públicas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento do Brasil.

Círculos de Leitura

Conhecemos em profundidade as escolas públicas de diversas regiões com o desenvolvimento desde 2000 do Programa Círculos de Leitura. Preparamos estudantes líderes (multiplicadores) para conduzir grupos em suas escolas e ler e discutir os clássicos da literatura mundial – de Homero e Platão a Shakespeare, Mark Twain, Guimarães Rosa e Machado de Assis. Descobrimos adolescentes de grande potencial capazes de desenvolver a curiosidade, a reflexão e a concentração de outros alunos. Formamos valores éticos, competências socioemocionais e liderança com a leitura das obras, discussões em grupo e ações de formação continuada.

Este método recebeu tanto reconhecimento que fomos convidados a desenvolvê-lo em outras regiões do Brasil, incluindo os estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará – este último contando em 2018 com 135 escolas públicas. Atendemos mais de 50.000 jovens desde o início do Programa.

Colóquio sobre as instituições

Oferecemos um desafio e uma oportunidade a jovens ambiciosos, com potencial para liderança futura, num esforço de entender melhor a evolução das instituições da sociedade moderna. Convidamos estudantes e jovens profissionais para uma série de leituras e discussões sobre a evolução das instituições que, desde épocas remotas, pautam nosso convívio e permitem o desenvolvimento das sociedades complexas. Após os encontros, é produzida uma memória com os principais pontos debatidos, com oportunidade de aprofundamento e divulgação nos meios eletrônicos.