• Redação

1º Texto | Por que "Leia na quarentena"?

Atualizado: Abr 6

Olá!

Seja muito bem-vinda/o ao grupo de leitura "Leia na quarentena". 

Vamos contar um pouco mais pra você sobre como será o funcionamento desse grupo 100% online.


Por que "Leia na quarentena"?

Estamos acompanhando a situação de países como a Itália e Espanha onde a epidemia se espalhou rapidamente e os cidadãos já estão de quarentena há semanas.

No Brasil, muitas pessoas estão seguindo as orientações dos órgãos de saúde, se resguardando em casa e evitando aglomerações.

Acreditamos que esse período de quarentena pode ser um momento de transformação e de reflexões sobre nós e sobre o mundo que co-habitamos com outras pessoas. Há 20 anos promovemos leituras de obras clássicas nas escolas públicas do país e sempre  nos surpreendemos com o poder da literatura, do resgate da memória ancestral e do compartilhamento de ideias que nascem das leituras e reflexões em grupo. Nosso desejo é compartilhar com mais pessoas essa alegria!

Como o grupo de leitura "Leia na quarentena" vai funcionar?

Preparamos dois roteiros temáticos. Cada roteiro contém uma série de poemas, contos e obras literárias que você pode acessar nessa página. Não vamos disponibilizar todos de uma vez, já que a ideia é ler com tempo, com calma. A ideia é revelar um dos poderes da palavra: o de penetrar tudo e todos. Quando a palavra penetra, ela abre uma fissura que se expande. Por isso, depois da leitura surgem as reflexões e a vontade de compartilhar o que foi experienciado com outras pessoas. Convidamos você a responder nossos emails contando como foi a sua experiência. Estas cartas serão respondidas pelos alunos das escolas que fazem parte do Programa Círculos de Leitura. Ah! É importante dizer que não é necessário responder os emails, mas estamos à espera! Queremos saber das histórias, dos mundos novos que você certamente descobrirá.

Quais são os roteiros literários temáticos?

Preparamos dois roteiros temáticos especiais! O primeiro, Amor em tempos de quarentena, contém textos relacionados ao amor ativo, o amor ao mundo, dando um passo além do amor romântico, idealizado. Os textos são de gêneros variados e acompanham uma introdução com reflexões e relações entre os textos. 

O segundo roteiro, Aurora de tempos novos*, contém obras literárias (contos, poemas e livros) sobre o tema da fraternidade humana.

Fiodór Dostoiévski, Guimarães Rosa e Marina Colasanti são alguns dos autores desta seleção especial do nosso repertório.

*título inspirado em um poema de título homônimo de Antonio Lazaro de Almeida Prado.

Como faço pra enviar meus textos para vocês?

Para enviar seus textos e manter comunicação com a equipe do Programa Círculos de Leitura, envie emails para leianaquarentena@braudel.org.br. Esse endereço de email será nosso principal canal de correspondências. Estamos separados fisicamente, mas por aqui vamos fortalecer o coletivo! É por este email que também enviaremos as respostas das suas cartas. Agradecemos sua participação e em breve nos comunicaremos mais!

Abraços,

Equipe do Programa Círculos de Leitura - Instituto Braudel





O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER