• Redação

Ed. 43 – Dinheiro, Ganância, Tecnologia


Título: Dinheiro, Ganância, Tecnologia – A festa do crédito e a economia mundial Autor: Norman Gall

Por trás das turbulências atuais na economia mundial está a ausência de capacidade política e institucional de fazer frente ao crescimento cada vez mais acelerado dos ativos financeiros.

Esta causa pouco mencionada durante a crise provocada pela chuva torrencial de apostas em títulos complexos desencadeou, em março de 2008, na quebra do Bear Stearns, um grande banco de investimento de Nova York, seguida por uma intervenção maciça do Federal Reserve e bancos centrais de outros países no socorro ao setor financeiro.

Uma expansão internacional rápida do crédito habitacional, alimentada por baixas taxas de juros, levou a quebras financeiras em vários países, incluindo o socorro prestado pelas autoridades a Fannie Mae e Freddie Mac, duas empresas privadas patrocinadas pelo governo que absorvem metade dos US$12 trilhões de dívidas hipotecárias nos Estados Unidos. Num horizonte mais amplo, a proliferação de ativos financeiros inflou a demanda industrial e do consumo, agravando a preocupação com a capacidade de oferta da economia mundial, especialmente de petróleo, alimentos e água.

O SITE
SIGA NOSSAS REDES
SE INSCREVA NA NOSSA NEWSLETTER