Capa_Seminarios_PEQ.jpg

Seminários

A característica distintiva de nossos seminários é a abordagem de temas pouco debatidos no país ou a exploração de questões por meio de enfoques alternativos, produzindo discussões singulares. Desde 1988, o Instituto já promoveu 269 Seminários, Conferências Internacionais e Webinars.

O objetivo de todos os seminários é produzir um chamado para a ação: o que a sociedade brasileira e seus representantes precisam fazer para superar os desafios do tema em questão.

Nossos seminários são transmitidos ao vivo pelo YouTube e durante a pandemia do coronavírus nos adaptamos para o formato de Webinars. 

WEBINAR 2020

A pandemia e os jovens

No dia 16 de julho de 2020, o Instituto Fernand Braudel realizou o Webinar “A pandemia e os jovens”. Com o impacto do coronavírus, o desafio para a empregabilidade dos jovens vai se agravando. Preocupado com essa realidade, o Instituto Braudel convidou os especialistas Maíra Habiromad (CEO da Utech) e Marcelo Gallo (Superintendente do CIEE) para conversar sobre os desafios do mercado de trabalho para os jovens. O debate contou com a participação de Débora Nascimento (21) e Hiago Feitosa (24), estudantes e multiplicadores dos Círculos de Leitura.

Soluções para o enredo político do Brasil

O Instituto Braudel realizou no dia 25 de junho de 2020 o webinar “Soluções para o enredo político do Brasil”. São escassas as lideranças políticas no Brasil de 2020. As sucessivas crises do Brasil elevaram a pressão e a temperatura entre as instituições, projetando o Judiciário como moderador dos conflitos e deixando surgir o espectro dos militares no horizonte. Diante disso, é necessário perguntar: para onde vamos? Onde estão as propostas institucionais?

 

Para debater essas questões, o Instituto Fernand Braudel recebeu em sua webinar os convidados Fernando Gabeira, comentarista político, ex-deputado federal e membro de nosso Instituto, e Oscar Vilhena Vieira, professor de direito e autor de "A Batalha dos Poderes: da transição democrática ao mal-estar constitucional." O debate contou com comentários de Norman Gall e mediação de Luiz Alberto Machado.

O futuro da pandemia

No dia 11 de junho de 2020, o Instituto Braudel promoveu o webinar “O futuro da pandemia”.  Para o debate, o Instituto convidou José Eustáquio Diniz Alves, membro do Instituto Fernand Braudel, é doutor em Demografia e pesquisador aposentado do IBGE. Coordena o Diário da Covid-19, que analisa diariamente o impacto da pandemia no Brasil e na América Latina e Gerson Salvador, médico infectologista do Hospital das Clínicas, é especialista em saúde pública, doenças infecciosas e controle de infecções hospitalares. O evento contou com comentários de Norman Gall e mediação de Luiz Alberto Machado.

O impacto fiscal da pandemia

No dia 04 de junho de 2020, o Instituto Fernand Braudel realizou o webinar “O impacto fiscal na pandemia”. Em relatório divulgado na última segunda-feira, o Banco Mundial alertou que os impactos econômicos da crise de coronavírus podem durar por até cinco anos nos países de renda baixa e média.

 

Para o Brasil, que enfrenta sua terceira crise econômica em 12 anos, a pandemia mudará substancialmente a relação dos governantes com o orçamento público. Para debater essa questão, convidamos Marcos J. Mendes, membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, consultor legislativo do Senado, é pesquisador do Insper e um dos maiores especialistas em finanças públicas do país.

O efeito da pandemia na economia norte-americana
e a disputa pela Casa Branca

No dia 21 de maio de 2020, o Instituto Braudel realizou um webinar sobre os efeitos da pandemia na economia norte-americana e a disputa pela Casa Branca. Para debater essa questão, convidamos Paulo Sotero, membro do Instituto Braudel, é Distinguished Fellow do Wilson Center, em Washington e um dos principais correspondentes e analistas das relações Brasil - Estados Unidades desde os anos 1980 e Fernanda Magnotta, doutora em Relações Internacionais pelo Programa Santiago Dantas, é coordenadora do curso de RI da FAAP e foi observadora-convidada das eleições presidenciais de 2016 nos EUA.

A exposição do Brasil às pandemias

No dia 07 de maio de 2020, o Instituto Fernand Braudel realizou o webinar “A exposição do Brasil às pandemias” com o embaixador e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero, presidente emérito do Instituto e Norman Gall, jornalista e diretor-executivo do Instituto Braudel.

Medidas emergenciais brasileiras contra a crise econômica do coronavírus

O Instituto Braudel realizou no dia 23 de abril de 2020, o Webinar “Medidas emergenciais brasileiras contra a crise econômica do coronavírus". Para debater essa questão convidamos Manoel Pires, doutor em economia pela UnB, foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento e é Coordenador do Observatório de Política Fiscal do IBRE/FGV e Roberto Macedo, membro do Instituto Fernand Braudel, mestre e doutor em economia pela Universidade de Harvard e ex-Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Coronavírus: pandemias e a economia mundial

No dia 05 de março de 2020, o Instituto Braudel realizou o seminário “Coronavírus: pandemias e a economia mundial”. Quais são os alcances da epidemia viral que surgiu na China em 2020 e se espalha pelo mundo? Como impactaria nas tendências na saúde pública das nações a longo prazo? Como poderia mudar a geografia da produção industrial e do comércio internacional? Quais são os instrumentos da nossa civilização que nos permitem resistir às pragas do passado? Enfrentamos uma nova fronteira.

 

Debatendo essas perspectivas convidamos o epidemiologista Eliseu Alves Waldman da Escola de Saúde Pública da USP e os infectologistas Gerson Salvador do Hospital Universitário da USP e Helio Bacha do Hospital Albert Einstein.

Há progresso na segurança pública?

No dia 17 de fevereiro de 2020, o Instituto Braudel promoveu o seminário “Há progresso na segurança pública?”. Quais são os elementos dum regime institucional da segurança? O que exige a população? Por que faltam informações e profissionalismo nas áreas mais críticas? Em que consiste uma estratégia coerente para conter a violência? A que preço?

Para debater essas questões, o Instituto convidou:

- Raul Jungmann (ex-Ministro da Segurança Pública);

- Coronel José Vicente da Silva Filho (ex-Secretário Nacional de Segurança Pública)

- Bruno Paes Manso (pesquisador do Instituto Braudel e da USP);

- Carolina Ricardo (Diretora-Executiva do Instituto Sou da Paz)

O impacto dos juros negativos: Boom da bolsa numa economia estagnada

No dia 29 de janeiro, o Instituto Braudel promoveu o seminário “O impacto dos juros negativos: Boom da bolsa numa economia estagnada”. Na última década, a renda pessoal dos brasileiros estagnou, enquanto a economia mundial cresceu 40%. Como superar esse descompasso? Nosso Banco Central, aproveitando da inflação baixa, provocou uma queda dramática de juros, chegando a taxas negativos. A falta de oportunidades para investimentos de longo prazo provocou uma corrida para ações na Bolsa de Valores. O que serão as consequências dessa corrida? Como chegaríamos a mais investimentos produtivos na economia real?

 

Para debater esses desafios, convocamos dois membros do Conselho Diretor de nosso Instituto: Roberto Teixeira da Costa, ex-presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e Maílson da Nóbrega, ex-Ministro da Fazenda, junto com Newton Rosa, economista-chefe da seguradora SulAmérica.

WEBINARES ANTERIORES

SE INSCREVA PARA RECEBER
NOSSAS PUBLICAÇÕES
O SITE
SIGA NOSSAS REDES